sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Jogo "Tiro ao Alvo"

Tiro ao alvo

Objetivos:
Ø  Identificar unidade, dezena e centena;
Ø  Comparar resultados e classificar como maior, menor ou igual;
Ø  Compreender os resultados obtidos;
Ø  Compreender as regras do Sistema de Numeração Decimal;
Ø  Entender que os números quando colocados no lugar das unidades são multiplicados por um, quando colocados na posição de dezena, são multiplicados por dez e quando colocados na posição de centena, são multiplicados por cem.

Material:
Ø  Embalagem de ovos com capacidade para 30 unidades, com as casa pintadas em três cores;
Ø  Bolinhas para serem arremessadas;
Ø  Tintas em três cores diferentes;
Ø  Papel metro;
Ø  Piloto.

Jogadores:
Ø  Dois ou mais.

Regras:
Ø  Antes de iniciar o jogo define-se o valor de cada casa de acordo com a cor: azul = 100, branco = 10 e vermelho = 1;
Ø  Define-se também a que distância cada jogador deve estar do alvo;
Ø  Sorteia-se a ordem de jogadas de cada jogador;
Ø  Cada participante recebe 5 bolas de gude, e cada um, em sua vez, lança as mesmas uma a uma para o alvo;
Ø  Cada jogador depois de arremessar suas bolas registra a quantidade de pontos e retira suas bolas do alvo, deixando assim o alvo limpo para o próximo jogador.

Ao colocar valores 1, 10 e 100 é uma oportunidade para trabalhar com o Sistema Decimal. O registro do resultado desse jogo permite que elas pensem em quantos pontos acertou na casa 1, quantos na casa 10 e quantos na casa 100 e assim, compor números de 3 ordens.

Posteriormente, sugerimos, alvos com 4 ou mais regiões, onde os jogadores podem registrar números com 4, 5 ou mais ordens. Vejam uma tabela que pode ser explorada após o registro, e algumas questões a serem analisadas.

JOGADORES
100 / AZUL
10 / BRANCA
1/ VERMELHA
    TOTAL
ANA
3
2


LUÍSA
4

1

RODRIGO
2
1
2

TOTAL





Questões:
Ø  Quantos pontos fizeram cada jogador?
Ø  Escreva o nome de cada um com o número de pontos numa ordem do menor para o maior.
Ø  Se cada criança recebe 5 bolas para jogar, qual é o maior número de pontos que ela pode fazer em cada jogada?
Ø  Se um jogador fez 230 pontos, de que maneira podem ter caído as bolas no alvo?
Ø  O que é melhor: acertar 1 bola na casa azul ou acertar 5 bolas na casa branca? Por quê?
Ø  Elabora outras perguntas de acordo com as necessidades da turma.

Hebe Cristina

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