Tiro ao alvo
Objetivos:
Ø Identificar unidade, dezena e centena;
Ø Comparar resultados e classificar como maior, menor ou
igual;
Ø Compreender os resultados obtidos;
Ø Compreender as regras do Sistema de Numeração Decimal;
Ø Entender que os números quando colocados no lugar das
unidades são multiplicados por um, quando colocados na posição de dezena, são
multiplicados por dez e quando colocados na posição de centena, são
multiplicados por cem.
Material:
Ø Embalagem de ovos com capacidade para 30 unidades, com
as casa pintadas em três cores;
Ø Bolinhas para serem arremessadas;
Ø Tintas em três cores diferentes;
Ø Papel metro;
Ø Piloto.
Jogadores:
Ø Dois ou mais.
Regras:
Ø Antes de iniciar o jogo define-se o valor de cada casa
de acordo com a cor: azul = 100, branco = 10 e vermelho = 1;
Ø Define-se também a que distância cada jogador deve
estar do alvo;
Ø Sorteia-se a ordem de jogadas de cada jogador;
Ø Cada participante recebe 5 bolas de gude, e cada um,
em sua vez, lança as mesmas uma a uma para o alvo;
Ø Cada jogador depois de arremessar suas bolas registra
a quantidade de pontos e retira suas bolas do alvo, deixando assim o alvo limpo
para o próximo jogador.
Ao colocar valores 1, 10 e 100 é uma oportunidade para
trabalhar com o Sistema Decimal. O registro do resultado desse jogo permite que
elas pensem em quantos pontos acertou na casa 1, quantos na casa 10 e quantos
na casa 100 e assim, compor números de 3 ordens.
Posteriormente, sugerimos, alvos com 4 ou mais
regiões, onde os jogadores podem registrar números com 4, 5 ou mais ordens.
Vejam uma tabela que pode ser explorada após o registro, e algumas questões a
serem analisadas.
|
JOGADORES
|
100
/ AZUL
|
10
/ BRANCA
|
1/
VERMELHA
|
TOTAL
|
|
ANA
|
3
|
2
|
|
|
|
LUÍSA
|
4
|
|
1
|
|
|
RODRIGO
|
2
|
1
|
2
|
|
|
TOTAL
|
|
|
|
|
Questões:
Ø Quantos pontos fizeram cada jogador?
Ø Escreva o nome de cada um com o número de pontos numa
ordem do menor para o maior.
Ø Se cada criança recebe 5 bolas para jogar, qual é o
maior número de pontos que ela pode fazer em cada jogada?
Ø Se um jogador fez 230 pontos, de que maneira podem ter
caído as bolas no alvo?
Ø O que é melhor: acertar 1 bola na casa azul ou acertar
5 bolas na casa branca? Por quê?
Ø
Elabora outras
perguntas de acordo com as necessidades da turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário