sábado, 4 de setembro de 2010

Refletindo sobre a gestão democrática

 "Durkheim afirma a escola de ser um fato social, coercitiva, que impõe as pessoas às suas ações educativas"


Porém, não podemos ignorar as relações de poder, como uma corrente coercitiva pode está ligada a uma gestão democrática? Pensem, reflitam gestão democrática na visão de Durkheim é uma falácia, pois esta corrente defende as relações de pode numa verticalidade, com suas estruturas lineares, segmentadas, em espaços individualizados, com os relacionamentos baseados na competição, visão das partes, objetivando um vencedor. É isso que vocês chamam e defendem de gestão democrática? Por isso afirmei e continuo afirmando senhores advogados, é preciso saber os conceitos nas concepções.

Defendo uma gestão democrática sim, mas não na visão de Durkheim, mas numa perspectiva de gestão democrática onde as relações de poder são horizontais, nas estruturas circulares, em espaços coletivos, no dialogo, mediação de conflito visando à construção e avanço todo. É preciso ler as entrelinhas e saber que o réu (gestão democrática) em questão, está acompanhado de uma citação de Durkheim. Destarte, como querer justificar a gestão democrática apenas pela aparência, e seus fundamentos implicados no positivismo são irrelevantes? Não trabalhamos no censo comum, fazendo uma salada, pegando de cada corrente o que convém ao discurso do momento, porque assim, ficamos apenas na superficialidade.

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