sábado, 4 de setembro de 2010

Vira, Vira, Vira Lobisomem

No sétimo dia da passagem do ano zero, em noite de lua cheia nasceu Lobisô. Estavam presentes todas as gentes assombradas: fantasmas, toda a vampirada, sacis, mães-d’água e a bruxarada. Os lobos uivaram, os cães ganiram, os galos cantaram, mas os fatos estavam traçados...

Lobisô cresceu um bonito menino. Calmo, gorducho e brincalhão.

Nas noites de sexta-feira, de lua cheia, acontecia, porém, que, à meia-noite, seus cabelos cresciam, as unhas encurvavam e ele ficava barbudão. Como todos dormiam, ninguém via, nem ele sabia...
Quando fez 7 anos (1x7), na primeira lua cheia, à meia-noite, Lobisô acordou. Sentiu uma coisa esquisita, deu um estremeção. Seu corpo se cobriu de penas, virou um gavião, deu um longo pio e saiu pela janela, batendo as grandes asas...

Lobisô gavião voou alto, alto, longe, longe. Suas penas ficaram prateadas ao luar, brilharam como estrelas. Lobisô aprendeu que a Terra era redonda, que rolava no espaço. À sua volta passavam nuvens, ventos. Ele cortou as nuvens, acompanhou os ventos, viu mares, lagos e montes. Aprendeu a voar livre e solto pelos caminhos do mundo. Conheceu a liberdade. Quando a meia-noite foi clareando, o horizonte avermelhando, Lobisô-gavião voltou pra casa. Virou Lobisô-menino.

Quando Lobisô fez 14 anos (2x7), com a lua cheia no céu, foi virando leão. Bem grandão. Juba enorme, garras fortes. Correu as matas, travou grandes combates, venceu o hipopótamo, o elefante, o leopardo. Conheceu a força e o poder. Na selva foi rei. Ao alvorecer, o forte e poderoso Lobisô-rei-leão voltou a ser um rapagão, que amava a força, gostava da paz, mas não temia a guerra.

Lobisô completou 21 anos (3x7) e, ao clarão da lua cheia, em noite de primavera, virou zangão. Viveu entre zumbidos, provou o mais doce mel, inebriou-se com o perfume dos jasmins, rosas e violetas...

Enamorado, cortou rápido os ares, perseguiu a Rainha e os dois viveram no vôo nupcial um lindo sonho de amor. E, antes que o dia nascesse e a abelha rainha lhe desse o golpe mortal, Lobisô-zangão virou Lobisô-moço. Com o tempo, ele encontrou a companheira sonhada, com ela viveu dias de amor...

E Lobisô, a cada sete anos, nas noites de lua cheia, foi virando: Lobisô-urso (4x7), Lobisô-tubarão (5x7), Lobisô-cisne (6x7), Lobisô-raposa (7x7).

Conheceu o peso dos anos, a força da vida, teve filhos, lutou pelos homens. Amadureceu. Não se assustava com as mudanças... Agora esperava. Aos 56 anos (8x7), Lobisô, com a lua cheia, esperou a viração. Virou Lobisô-coruja e, ao clarão do luar, conheceu os sábios do mundo. E sentiu-se um igual.

Aos 63 anos (9x7), Lobisô esperou a hora da mudança. À meia-noite Lobisô-pomba conheceu a paz. Intriga alguma, cara feia de muitos, nenhuma má palavra causavam-lhe mal. Batiam na pomba e desapareciam. Só calma e serenidade tinham lugar no coração de Lobisô-pomba.

Aos 70 anos (10x7), o clarão da lua cheia transformou Lobisô em Lobisô-ostra. E, durante toda aquela noite, ele trabalhou silencioso até produzir a mais bela pérola. Lobisô guardou-a na sua alma. Tinha descoberto que eram precisos dez vezes sete anos para se construir uma vida tão preciosa como a pérola...

Lobisô ainda foi Lobisô-borboleta, pois o peso dos anos desaparecera e ele agora leve, leve como um sopro de ar. De tão leve e tão sereno foi ao encontro da lua cheia como Lobisomem e nunca mais desvirou...

Lúcia Pimentel Góes – Ed. Paulinas

Sugestões de atividades a partir da história Vira, Vira, Vira Lobisomem:
1. Responda:

a.) O que acontecia com Lobisô nas noites de sexta-feira quando ainda era menino?

b.) Qual era o intervalo de tempo entre as transformações de Lobisô?

c.) Por quantas horas, aproximadamente, Lobisô ficou transformado em gavião? Como você chegou a essa conclusão?

d.) Quantas décadas Lobisô já havia vivido quando se transformou em ostra?

e.) Qual a relação entre a imagem do início e a imagem do final da história?

2. Preencha as lacunas com as informações da história:

Quando no céu aparecia a _________________________no horário da _____________, Lobisô se transformava em algum _________________.

3. Complete a tabela com a idade e o animal que Lobisô se transformou:

Idade Animal

4. Assinale com um X a alternativa correta:

a.) Os animais que Lobisô combateu quando virou leão pertencem à classe dos:

( ) répteis ( ) mamíferos ( ) peixes ( ) anfíbios

b.) A estação do ano em que Lobisô completou 21 anos foi:

( ) verão ( ) outono ( ) inverno ( ) primavera

5. Cite os elementos da natureza que Lobisô-gavião conheceu:

6. Desenhe dois relógios, um digital e um analógico, e marque o horário em que aconteciam as virações de Lobisô:

7. Numere, ordenando as medidas de tempo, da mais curta até a mais longa:

( ) ano ( ) semana ( ) minuto ( ) século

( ) hora ( ) mês ( ) dia ( ) segundo

8. Explique o significado da palavra tempo nas frases:

a.) O meteorologista prevê tempo chuvoso no final de semana.

b.) Meu avô sempre conta que no seu tempo os alunos iam a cavalo para a escola.

c.) Não deu tempo para comprar o presente, pois eu iria perder o ônibus.

9. Os homens criaram alguns instrumentos para medir o tempo, entre eles, a ampulheta e o relógio. Desenhe esses instrumentos e explique como eles medem o tempo:

10. O texto diz: “E, antes que o dia nascesse e a Abelha Rainha lhe desse o golpe mortal”. De que golpe está se falando?

11. Aos 70 anos, Lobisô virou Lobisô-ostra, produziu uma pérola e guardou-a na sua alma. Pesquise como as ostras produzem as pérolas:

12. Quando jovem, Lobisô virava animais fortes e, com o passar do tempo, virava animais mais delicados. Em sua opinião, o que isso indica?

13. Lobisô virou vários animais e conheceu o mundo. E você, em que gostaria de se transformar? O que iria conhecer?

14. Quais as coisas que você faz em que o tempo passa muito devagar? E muito depressa?

15. Em comemoração ao folclore, o jornal da sua cidade está publicando, no caderno infantil, as lendas mais conhecidas pela população. Nossa escola vai participar e você deve recontar a lenda do Lobisomem.

16. Imite as vozes dos animais da história.

17. Utilize máscaras e dramatize as transformações do Lobisô (ex.: gavião – vôo, bater asas, pio).

18. Confeccione as flores citadas na história através de dobraduras e palitos.

19. Confeccione os animais com massa de modelar ou fantoche de palito e coloque-os em cenários que representem o ambiente em que vivem. Caracterize esses ambientes.

20. Confeccione com dobradura algum dos animais da história e reconte o que Lobisô conheceu enquanto estava transformado nesse animal.

21. Dance e gesticule conforme a letra das músicas Tumbalacatumba (Dança das caveiras) e O Vira ( Ney Matogrosso).



Atividades elaboradas pelas assessoras pedagógicas: Adriana Janete Zini, Marinês Feiten da Silva e Teresinha Maria Manica Salvador – Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul- RS.

Nenhum comentário: